Tipo de pele: como escolher o tratamento estético certo?

Você sabia que o tipo de pele pode determinar os tratamentos estéticos adequados para cada pessoa?

Afinal, cada pele é única. Por isso, necessita de uma abordagem personalizada para alcançar os melhores resultados com procedimentos estéticos, não é mesmo?

A pele é um órgão incrivelmente complexo e os seus diferentes tipos mostram como ela pode ter uma variedade de características e necessidades.

Desde a pele normal, equilibrada e saudável, até a pele sensível, que requer cuidados especiais por conta da sua propensão a reações adversas, cada tipo de pele tem as suas próprias características, que devemos analisar com cuidado antes de iniciar qualquer tipo de procedimento.

Então, se você gostaria de fazer algum tratamento estético em específico, continue nos acompanhando nesse conteúdo para entender como escolher o tratamento certo para o seu tipo de pele.

Tipo de pele: conhecendo as diferenças entre eles

Conhecer os diferentes tipos de pele é indispensável para saber como escolher produtos e tratamentos estéticos ideais e eficazes para você.

Vamos conhecer um pouco mais das principais características dos diferentes tipos de pele para que você consiga identificar qual é o seu caso:

Pele normal

A pele normal é equilibrada, possui poros pequenos e poucas imperfeições visíveis. Além disso, costuma ser suave ao toque e não apresenta áreas de oleosidade excessiva ou secura extrema, bem como possui poucas espinhas e cravos.

Pele seca

A pele seca se caracteriza pela falta de hidratação natural, resultando em uma aparência mais áspera, opaca e propensa à descamação. 

Por isso, peles secas podem apresentar linhas finas e até mesmo rachaduras, principalmente em climas mais secos.

Pele oleosa

A pele oleosa tem como principal característica a produção excessiva de sebo, levando ao aparecimento de poros dilatados, brilho excessivo e uma maior propensão a acne e cravos. 

Visivelmente, a pele oleosa pode parecer gordurosa ao toque. Por isso, é necessário utilizar produtos específicos para controlar a produção de óleo.

Pele mista

A pele mista apresenta tanto características de pele normal, como de pele oleosa e seca, em diferentes áreas do rosto. 

Geralmente, a zona T (testa, nariz e queixo) é a mais oleosa, enquanto as bochechas podem ser de normais a secas.

Pele sensível

Por fim, a pele sensível se irrita muito facilmente com produtos, ingredientes ou condições ambientais. 

Esse tipo de pele pode apresentar vermelhidão, coceira, queimação ou descamação como formas de resposta a esses estímulos externos. Portanto, é necessário ter muito mais cuidado e atenção com os produtos e tratamentos.

Por que o tipo de pele influencia na escolha dos tratamentos?

Os diferentes tipos de pele possuem necessidades e características únicas. Por isso, o tipo de pele influencia nos tratamentos que podemos realizar.

Alguns tratamentos podem causar reações adversas em certos tipos de pele. Por exemplo: produtos ou procedimentos muito abrasivos podem irritar ainda mais a pele sensível, enquanto tratamentos muito hidratantes podem deixar a pele oleosa ainda mais oleosa.

Além disso, existem opções de tratamentos que podem ser mais eficazes em certos tipos de pele do que em outros. 

Pessoas com pele oleosa podem se beneficiar mais de tratamentos que controlam a produção de óleo, enquanto pessoas com pele mais seca podem precisar de tratamentos que aumentem a hidratação.

Além disso, a tolerância da pele a certos tratamentos também varia conforme o tipo de pele.

Por isso, é indispensável analisar essa característica com muito cuidado para ter certeza de que os tratamentos não vão causar danos ou piorar sintomas dermatológicos.

Portanto, entender o tipo de pele de uma pessoa é essencial para selecionar os tratamentos estéticos mais adequados e eficazes. Assim, é possível garantir resultados ainda mais satisfatórios e assim, minimizar o risco de reações adversas.

Como saber qual o seu tipo de pele?

Identificar o seu tipo de pele pode parecer um processo super desafiador. No entanto, existem algumas dicas práticas e testes simples que você pode fazer que vão te ajudar a determinar qual é o seu tipo de pele. Confira!

Observação visual

Observe a aparência geral da sua pele, principalmente quando você acordar de manhã e ao longo do dia. 

Se a sua pele parecer equilibrada, sem excesso de oleosidade ou ressecamento, provavelmente, você tem uma pele normal. 

Se você notar brilho excessivo em certas áreas, poros dilatados ou acne, pode ter uma pele mais oleosa. Mas, se a sua pele parecer áspera, seca ou descamativa, você tem pele seca.

Teste de papel absorvente

Pressione delicadamente um pedaço de papel absorvente (aqueles que usamos na cozinha) em diferentes áreas do rosto, como a testa, o nariz e o queixo (a zona T).

Se o papel absorver óleo, é provável que você tenha a pele oleosa. 

Reação a produtos

Observe como a sua pele reage a diferentes produtos de cuidados com a pele. 

Produtos hidratantes e cremes podem fazer a sua pele se sentir mais confortável se ela for seca, mas podem aumentar ainda mais a oleosidade se ela for naturalmente oleosa.

Se você tem dúvidas sobre qual é o seu verdadeiro tipo de pele ou se tem dificuldade para fazer essa avaliação em casa, o ideal é buscar a ajuda de um dermatologista. Afinal, ele poderá te orientar da melhor forma.

Quais lasers e equipamentos podemos usar para tratamentos estéticos?

Com o avanço da tecnologia, contamos atualmente com uma grande variedade de opções de lasers e equipamentos para realizar tratamentos estéticos seguros e eficazes em todos os tipos de pele.

Cada um desses lasers e equipamentos possui as suas próprias aplicações e benefícios. Por isso, é indispensável consultar um dermatologista estético para entender qual a melhor opção para a sua pele e para os resultados que você deseja alcançar.

Algumas opções de tratamentos e lasers que estão sendo bastante utilizados na área da estética incluem:

  • Laser de CO₂ Fracionado: utilizado para tratamento de cicatrizes de acne, rugas finas, manchas de pigmentação, textura irregular da pele e flacidez cutânea;
  • Laser de Nd:YAG: pode ser utilizado para fazer a remoção de pelos indesejados, tratamento de lesões vasculares e rejuvenescimento da pele, melhorando a aparência de rugas e da textura cutânea;
  • Laser de Alexandrite: ideal para depilação a laser em diferentes tipos de pele e principalmente para peles mais claras.
  • Laser de Diodo: por ser muito versátil, esse tipo de laser é utilizado para fazer depilação a laser em vários tipos de pele, incluindo peles mais escuras;
  • Radiofrequência: utilizada para o tratamento de flacidez cutânea, rugas, celulite e gordura localizada,
  • Microagulhamento: procedimento que utiliza pequenas agulhas para criar microperfurações na pele, estimulando a produção de colágeno e promovendo a regeneração da pele.

Tratamento para todo tipo de pele: encontre os equipamentos ideais para locação na César Lasers

Na César Lasers, temos uma variedade de equipamentos de última geração disponíveis para locação. Dessa forma, os profissionais da área da estética podem oferecer os melhores tratamentos para os seus clientes.

Contamos com o Lavieen, que proporciona tratamentos inovadores para rejuvenescimento da pele, incluindo: 

  • Terapia de luz LED e tecnologia de radiofrequência; 
  • A Chrome Laser Station, equipada com lasers de diodo, Nd:YAG e Alexandrite; 
  • O Scizer, que oferece tratamentos não invasivos de lifting facial e corporal; 
  • O Soprano Titanium, para depilação a laser indolor,
  • E o famoso Ultraformer III, com tecnologia de ultrassom micro e macrofocado.

Se você é profissional estético e está em busca dos melhores equipamentos para a sua clínica, conheça a César Lasers e confira as nossas condições de locação!